Mangualde: Palácio dos Condes de Anadia abre ao público

Um dos mais importantes exemplos da arquitectura senhorial setecentista, o Palácio dos Condes de Anadia, começa a receber os primeiros visitantes em já Setembro, estando a inauguração oficial prevista para Abril de 2018.
26 set 2017 min de leitura

Um dos mais importantes exemplos da arquitectura senhorial setecentista, o Palácio dos Condes de Anadia, começa a receber os primeiros visitantes em já Setembro, estando a inauguração oficial prevista para Abril de 2018.

Trata-se de uma das casas mais importantes do país e com traços típicos da época da sua construção, no século XVIII. Classificada como Imóvel de Interesse Público, o palácio é obra da família Paes do Amaral.

Situado em Mangualde, o Palácio dos Condes de Anadia data do século XVIII, tendo vindo a ser alvo de investimentos de requalificação por parte da família proprietária.

Para Miguel Paes do Amaral, “ao enaltecer a casa e a quinta estamos, dessa forma, a contribuir para o progresso e para uma maior notoriedade de Mangualde a nível nacional”.

 

Uma região que tem muito que ver…

 

De enorme imponência, o palácio apresenta quatro fachadas todas dignas, com amplas janelas no andar nobre da fachada principal, emolduradas no mais fino granito, com um delicado ornato em forma de concha. A traça interna mantém as influências do período em que foi edificado, com amplos salões e tetos apainelados.

A iniciativa insere-se na aposta estratégica de descentralizar o turismo das duas grandes cidades portuguesas – Lisboa e Porto – dando ao interior o interesse que ele merece.

Este é mais um passo para tornar Mangualde uma cidade mais atractiva, atraindo um público nacional, mas também estrangeiro, interessado em conhecer e visitar esta sumptuosa residência da Beira, que inclui também uma grande quinta com pomares, jardins, estufas e largos campos de sementeira, ficando contígua a esta uma extensa mata.

 

Uma bela colecção de mobiliário e pintura

 

No seu interior, os visitantes podem também apreciar um vasto e significativo conjunto de silhares de azulejo, assim como a colecção de mobiliário, pinturas e gravuras, entre as quais ganha especial interesse a mesa da Sala Nobre com tampo de embutidos marmóreos, executada por Leoni em 1673, e o mobiliário da Sala de Música, com chinoiseries.

Pelo Palácio pernoitvárias figuras históricas, casos do Marechal André Massena, Príncipe d`Essling comandante do exército francês que, em 1810, invadiu Portugal pela terceira vez, ou el rei D. Luís I, que o visitou em 1882 pela altura da inauguração do Caminho de Ferro da Beira Alta, e el rei D. Carlos I nos últimos anos do seu reinado.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.